BR235/BA

O Empreendimento

Foto L1lote 2BR 235BA asfaltada imagem para siteSinalização horizontal no lote 5 TAMANHO WEB       

          Lote 1                                                                  Lote 2                                                               Lote 4                                                                   Lote 5

 

O projeto de Implantação e Pavimentação da BR-235 no Estado da Bahia é uma obra executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes.

 

A obra facilitará o acesso e a integração do litoral sergipano às regiões densamente povoadas do interior do norte-nordeste brasileiro, a exemplo do polo de Juazeiro-Petrolina, a 422 quilômetros da capital sergipana. O trecho em obras liga os estados de Sergipe a Pernambuco, passando pelos municípios baianos de Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Canché, Canudos e Uauá até chegar a Juazeiro.

 

Com a pavimentação da BR-235/BA, haverá incremento no transporte de cargas e pessoas, além do turismo histórico e ecológico que também devem aumentar. As obras começaram o ano de 2017 a todo vapor em dois Lotes de obra, que juntos somam quase 155 quilômetros de estrada. O empreendimento do Governo Federal traz benefícios imediatos para o comércio local e, consequentemente, geração de emprego, além de melhorar a cada dia o deslocamento da população.


No Lote 1, o Consórcio EMPA/CCM/CCL é responsável por 79,30 quilômetros e começa na divisa dos estados Bahia e Sergipe até a cidade baiana de Jeremoabo. Já o segundo lote em obra, o 5, tem 75,40 quilômetros e liga o distrito de Pinhões à cidade baiana de Juazeiro. 

O Projeto de Implantação e Pavimentação em quatro Lotes (1, 2, 4 e 5) da BR-235/BA que ligam os estados de Sergipe e Pernambuco começaram em 2014, totalizando 283,3 quilômetros. Os Lotes 1 e 5 tiveram suas atividades paralisadas, no segundo semestre de 2015, para revisão de projetos. Os trabalhos foram retomados logo no segundo semestre de 2016. O Lote 4, que tem 51 quilômetros entre Uauá e Pinhões, já foi entregue todo pavimentado. Já o Lote 2, com 77,60km entre Jeremoabo e Canché, resta a finalização da obra em cerca de 14 quilômetros.

A execução da obra é do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes. A obra de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA tem o acompanhamento da equipe da Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, abrangendo a Supervisão e Gerenciamento Ambiental e a Execução dos Programas Ambientais – conforme o Termo de Cooperação, firmado com o DNIT.

 

Os serviços em execução obedecem aos preceitos do desenvolvimento sustentável estabelecidos na Política Ambiental do Ministério dos Transportes, bem como à legislação e às normas ambientais vigentes. A BR-235/BA é uma rodovia transversal brasileira que atravessa os estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Bahia.