Saiba quais as principais dicas para prolongar a vida útil dos pneus do seu veículo, a fim de economizar combustível, garantir o bom desempenho e segurança durante a condução do seu carro.
Os pneus são um dos grandes esquecidos na manutenção dos nossos carros. Ora por descuido, ora por desconhecimento, ou por querer poupar alguns reais, a verdade é que muitos pneus passam mais tempo do que deveriam nos nossos carros, muitas vezes em condições que colocam em risco a segurança na condução.
A duração dos pneus depende de muitos fatores, a começar pela sua própria composição. Um pneu de alto desempenho cujo objetivo é maximizar a aderência em uma direção esportiva não possui a mesma durabilidade que um pneu comum.
Ainda assim, seja qual for o tipo de pneu, os condutores podem influenciar significativamente a sua duração. Prolongar a vida útil dos nossos pneus é possível se levarmos em conta algumas dicas.
Conteúdo do artigo
Dicas para prolongar a vida útil dos pneus do seu veículo
Quando pensamos em dicas para prolongar a vida útil dos pneus do seu veículo, não é preciso pensar em cuidados trabalhosos, pois detalhes simples como os de se atentar à calibragem dos pneus, verificar se há protuberâncias ou realizar o rodízio de acordo com as recomendações do fabricante, já são ações que ajudam a prolongar a durabilidade da borracha.
Portanto, ao comprar pneu Michelin 215/50 R17 para o seu veículo, as maneiras de prolongar sua durabilidade são:
Mantenha a pressão correta
A pressão é um dos principais fatores que afetam o desgaste dos pneus e a vida útil dos pneus, levando inclusive a um desgaste irregular.
A pressão excessiva causará maior desgaste na parte central do pneu, além de diminuir a superfície de contato com o asfalto e consequentemente diminuir também a aderência. O mesmo acontece se tivermos uma pressão muito baixa, o que causará um desgaste irregular (desta vez na parte externa do pneu) e reduzirá a superfície de contato.
É aconselhável verificar a pressão de vez em quando, pois é normal que haja vazamentos. O fato de as tampas das válvulas estarem em bom estado também ajuda a manter a estanqueidade do pneu e evitar novos vazamentos.
Verificar a pressão de acordo com a carga
Os fabricantes têm uma medição de pressão nominal que deve ser mantida para o desgaste correto do pneu. No entanto, essa medida varia um pouco se o carro estiver muito carregado ou não.
O normal é fazermos uma viagem e não verificarmos a pressão dos pneus, para melhorar a vida útil dos pneus. Os fabricantes recomendam uma pressão com pouca ou nenhuma carga no veículo e outra com carga, pois se viajarmos com o carro carregado sem aumentar as pressões, o resultado seria semelhante a se tivéssemos pneus com falta de pressão.
Evite acelerações e frenagens bruscas
Juntamente com a pressão dos pneus, o estilo de direção é um dos principais fatores que afetam a vida útil dos pneus.
Esse tipo de comportamento produz maior desgaste na banda de rodagem por aumentar as forças e torques no pneu, o que por sua vez também causa aumento de sua temperatura e consequente degradação da borracha.
Portanto, se você é daqueles que gosta de queimar e frear de última hora, seus pneus vão notar e vai prejudicar a vida útil dos pneus.
Evite suportes de curvas fortes
A maneira como você faz as curvas é outro fator importante no desgaste dos pneus. Se traçarmos uma trajetória menos forçada ao traçar as curvas, reduzimos o desgaste dos pneus, principalmente na parte externa da banda de rodagem e nos ombros externos.
Isto é algo que se nota especialmente em locais com muitas rotundas, e é que pegá-las a alta velocidade pode fazer com que as rodas do lado direito sofram mais desgaste por fora.
Evite dirigir em alta velocidade
Este comportamento não só é ilegal se ultrapassarmos os limites de velocidade fixados, como também provoca um maior aquecimento do pneu e está normalmente associado a uma maior sustentação nas curvas e também a fortes acelerações e travagens.
O resultado final será um desgaste mais precoce do que o desejado.
Uma direção bem alinhada
Um meio-fio acentuado ou um buraco pode fazer com que a direção perca o alinhamento adequado.
Se isso acontecer, as rodas começarão a assentar mal, o que fará com que os pneus comecem a se desgastar de forma irregular e prematura. O mesmo acontece no eixo traseiro se houver desalinhamentos ou folgas na suspensão.
Cuidado com solavancos e arranhões nos pneus
Evitar buracos profundos ou passar por cima deles em baixa velocidade pode evitar deformações ou rasgos nos pneus evitando a vida útil dos pneus. Também é importante ter cuidado com as guias ao estacionar, que podem causar danos irreparáveis ao pneu.
Além disso, pode acontecer que esses danos sejam imperceptíveis a olho nu e não apareçam de imediato, mas podem se manifestar com o tempo. Isso é especialmente problemático em carros com pneus de baixo perfil, que podem ficar presos entre o meio-fio e o aro.
Seguir esta série de dicas não só prolongará a vida útil dos seus pneus, como também protegerá os ocupantes do veículo e seu meio ambiente, além de reduzir o consumo de combustível.