Saber como desenvolver um site com segurança é um ponto crucial para empresas que estão presentes no meio digital – que, no caso, são a grande maioria.
Como o próprio nome já diz, estamos falando de um ciclo que está focado em realizar o desenvolvimento da segurança do seu site. Com o aumento dos acessos à tecnologia, assim como os avanços constantes acontecendo, é muito fácil ter um site ou página de vendas invadido.
Portanto, conhecer o que pode ser feito no desenvolvimento seguro para o seu site poderá garantir que o seu negócio se mantenha perfeitamente seguro e preparado para impedir os invasores cibernéticos.
A seguir, vamos conhecer mais sobre o que é o desenvolvimento seguro e sua importância. Confira!
Conteúdo do artigo
O que é o desenvolvimento seguro?
O desenvolvimento seguro trata-se de diversas ações relacionadas que irão envolver testes de segurança nos processos que já existem na organização. Com isso, a empresa irá realizar diversas atividades, dentre elas temos uma análise da arquitetura do site, revisões periódicas do código do site, testes de segurança para identificar possíveis fragilidades e muito mais.
O intuito é garantir que o site esteja preparado para qualquer tipo de ameaça, assim como para que ele já seja lançado com essa segurança instaurada.
Importância do desenvolvimento seguro
A importância do desenvolvimento seguro está ligado ao seu principal objetivo, que é inserir uma barreira extra para impedir a invasão de criminosos cibernéticos no seu site.
Com isso, ele irá contribuir para a remoção de pontos vulneráveis do site, impedindo que seja fácil a invasão deste domínio ou dos dados presentes nele.
Com a proteção que o desenvolvimento seguro garante, o seu software está devidamente seguro e livre de vulnerabilidades que possam comprometer os seus dados e também os seus resultados.
Por isso, trata-se de uma ação extremamente importante e indispensável caso a sua empresa queira ser respeitada e valorizada no mercado.
Cuidados ao desenvolver um site com segurança
Atualmente, criar uma página ou um site na internet é tarefa simples. Mas, quando estamos falando de um ponto profissional, é preciso se atentar aos cuidados para que seja um site confiável e seguro, de acordo com a cibersegurança.
Utilize uma hospedagem confiável
A hospedagem de um site diz respeito ao endereço da sua página, onde será “guardado” o seu site. Você já percebeu como cada página na web possui seu próprio link? O nome principal, que diz respeito ao site, é o domínio que ele possui.
Esse domínio precisa estar hospedado em alguma plataforma, dentre as várias opções que existem no mercado.
Essa escolha deve ser feita com muita atenção. Afinal, é preciso estar presente em uma hospedagem confiável, de preferência conhecida no mercado e que tenha os recursos que você precisa para personalizar os seus conteúdos e acompanhar as métricas de suas ações.
Não se esqueça do certificado SSL
O certificado SSL – “Secure Sockets Layer” – se trata de uma certificação digital, responsável por realizar a autenticação da identidade do seu site e a possibilidade de criar uma conexão criptografada.
Com este certificado, você terá como criar um link criptografado entre o navegador web utilizado e o servidor web.
Com isso, ele irá realizar a segurança de dados dos usuários que acessarem o seu site. Para funcionar, ele precisa estar instalado.
Atente-se às senhas e às permissões dos usuários
Simples práticas de segurança também podem ser tomadas para impedir invasões e vazamento de dados. Por exemplo, a escolha de senhas fortes e não óbvias é uma forma de aumentar a proteção de suas informações.
Senhas muito fáceis, como datas de aniversários, nomes, etc, podem facilmente ser descobertas pelos invasores. O ideal é que sejam escolhidas senhas aleatórias e que sejam atualizadas de forma periódica.
O ideal é que a empresa defina uma data para que todos alterem as senhas após alguns meses de uso. Assim, as chances de invasões acabam sendo mais reduzidas.
E não se esqueça das permissões. Muitas vezes, ao acessar um site, você acaba permitindo o acesso às informações de forma automática. Cuidado com isso, você poderá estar ingressando em um site não confiável e permitindo que eles acessem os seus dados.
O mesmo vale para documentos importantes da empresa, que devem estar liberados apenas para os colaboradores que realmente precisam da informação.
Adicione um detector de malware
O Malware é um programa criado com o intuito de infectar o seu aparelho e, com isso, invadir suas informações pessoais e dados importantes. O resultado disso pode ser desastroso.
Portanto, é preciso que os aparelhos de sua empresa tenham um detector de malware para garantir a devida segurança.
Teste todas as vulnerabilidades
Por fim, o teste das vulnerabilidades. Esses testes irão garantir que você realize melhorias no site, identificando pontos que podem facilitar o acesso dos criminosos.
Esses testes são feitos por uma equipe dentro da cibersegurança, setor responsável por impedir ataques e invasões no meio cibernético.