Mesmo nos mercados mais segmentados, a concorrência só aumenta, e por isso o Market Share é um marcador importantíssimo para as empresas, pois é um valor, em porcentagem, da participação de uma empresa no mercado. Esse índice é analisado em relação à performance das concorrentes.
Visto que a sua empresa nunca está sozinha em seu ambiente de atuação, é preciso considerar o nível de participação de todas as outras que dividem o mesmo mercado. Logo, entender o Market Share diz respeito a compreender qual é o tamanho da fatia de mercado que uma empresa possui, o que pode ser feito através de diversos parâmetros.
É um princípio do mercado que uma empresa bem sucedida deve buscar constantemente a inovação, de forma a atrair seus clientes, atuais e novos.
Porém, mesmo com esses esforços, o mercado logo entra em equilíbrio de concorrência, pois as empresas que competem umas contra as outras estão em constante trabalho.
Aí entra a importância do Market Share, já que essa porcentagem é um indicativo de evolução de uma empresa em relação a outras. Essa porcentagem mede o quanto o mercado pende a favor de uma empresa, isto é, o quanto ela conquistou de público e clientela.
Conheça a seguir mais detalhes sobre o que é Market Share, para que serve e quais são os tipos. Veja também os benefícios de acompanhar o Market Share e como sua importância é revelada, e não deixe de conferir como fazer o cálculo desse índice em sua própria empresa e como aumentá-lo!
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Em uma definição simplificada, o Market Share é um marcador, que se revela em porcentagem, do quanto uma empresa vende em seu mercado em relação às outras. Por exemplo, ao determinar esse indicativo para sua empresa, seria possível estimar o tamanho da fatia de mercado controlado por ela.
A ferramenta é usada para fazer uma comparação, de forma objetiva, com números, do quanto uma empresa gera de vendas em relação às outras. Dentro do mesmo setor, empresas diversas podem mostrar performances bem diferentes. Só com o indicador em mãos é possível mensurar o quanto o seu negócio pode melhorar para se equiparar e, posteriormente, superar outros.
O Market Share serve para medir a penetração da sua marca no mercado, o que auxilia a determinar se as decisões de marketing deram certo no tempo que foi analisado. Por exemplo, uma empresa de cursos de idiomas lida com um público de potenciais clientes, isto é, pessoas interessadas em seus produtos. Assim, mede quantas pessoas realmente compraram o produto após serem expostas à divulgação, e isso revela se as ações de marketing foram certas.
Caso o resultado mostre que uma fatia maior do público comprou os produtos da outra marca, isso significa que as ações de marketing daquela empresa foram melhores, pois eles conseguiram maior penetração de marca.
A ferramenta também serve para verificar o volume de vendas ou, no caso das empresas em que se vendem ativos digitais, o número de usuários. Por fim, o marketing determina o escopo da operação da empresa em relação aos competidores.
Por representar vários indicadores, o Market Share possui dois tipos: de valor e de volume.
O Market Share de valor é focado em estimar o valor total das vendas da empresa, dentro de seu respectivo tempo, em um período fixado no cálculo.
Já o Market Share de volume diz respeito à quantidade, isto é, a quantas unidades do produto foram vendidas no tempo determinado.
Embora o cálculo em si destes dois tipos de Market Share seja feito individualmente, não é recomendado olhar para as porcentagens de forma isolada. No contexto da análise da performance da empresa em relação ao mercado, esses indicativos podem se sobrepor.
Por exemplo, uma empresa de ticket médio alto pode ter um Market Share de volume baixo, mas isso não necessariamente afeta o Market Share de valor, que pode ser alto.
Afinal, a aparente contradição entre esses indicativos não é um problema, já que pode ser apenas um caso em que a venda de menos unidades não afeta negativamente nos lucros, pois o produto é caro.
Podemos listar, dentre as vantagens de acompanhar o Market Share:
- Fazer planejamento estratégico;
- Suportar a pressão da concorrência;
- Aproveitar novas oportunidades;
- Focar nas metas da empresa;
- Descobrir fraquezas;
- Obter vantagens contra a concorrência.
Conhecer o Market Share de sua empresa é o mesmo que saber qual lugar ela ocupa em seu universo de atuação. É ter uma posição!
Ao descobrir o quanto do mercado o seu negócio já “abocanhou”, é possível traçar estratégias para crescer ainda mais.
Essa ferramenta permite que você tenha uma visão da performance dos concorrentes. Se, por exemplo, você perceber que o resultado da concorrência deixa a desejar, é o momento ideal de investir na sua empresa e explorar as lacunas do mercado, pois se as outras empresas não assumem o papel, a sua deve satisfazer a parcela de público que ainda precisa ser ganha.
Na outra ponta do espectro, o Market Share permite saber se a sua empresa vive um momento pior do que parece. Através desses números, é possível determinar o tamanho do problema e, consequentemente, do desafio para reerguer a empresa.
Toda empresa vive em um ciclo que podemos dividir em quatro grandes fases:
- Planejamento;
- Execução;
- Coleta de dados;
- Análise.
Não importa o segmento, nenhum empreendimento funciona a longo prazo sem que esse ciclo se torne o modus operandi da empresa, em todos os setores. O Market Share entra como o cálculo feito com base na coleta de dados, ele é a análise dessa métrica que permite uma visão completa do desempenho da empresa em relação à concorrência.
Com isso, é possível saber, com certeza, se uma estratégia e plano de ação eleito por um determinado tempo gerou, de fato, bons resultados.
Outras métricas, tais quais a fidelidade e satisfação dos clientes, bem como crescimento da receita e captação de leads, são importantes. Mas o Market Share posiciona a empresa no mundo externo a ela própria. É uma informação que não dá para conseguir somente com informações internas.
Há três formas de calcular o Marketing Share:
- Público-alvo;
- Faturamento;
- Valor de mercado.
O primeiro cálculo, do público alvo, é feito em cima do número total de clientes que a empresa obteve pelo número de potenciais clientes dentro do público traçado. Para estimar o tamanho deste último, é possível coletar informações disponíveis no IBGE, como idade, demografia e localidade.
O segundo cálculo, o de faturamento, é feito sobre a receita da empresa dividida pelo total alcançado pelas empresas do mesmo setor. Em muitos casos, a segunda informação só é disponível por meio de um estudo encomendado.
O terceiro cálculo, de valor de mercado, é similar ao segundo, mas ao invés do faturamento, é preciso calcular o valor de mercado da sua empresa sobre o de todas as empresas do segmento.
Aumentar o Market Share segue o mesmo caminho que aumentar o crescimento da marca e do volume de vendas. É preciso investir em:
- Novas campanhas de marketing;
- Inovação — em produtos ou serviços;
- Melhor relacionamento com o cliente.
Dar atenção e criar ações para atender esses três critérios é o primeiro passo para aumentar a influência e poder de sua empresa no mercado. Em breve, as suas porcentagens de Market Share começam a subir.
Conhecer o que é Market Share é vital para solidificar e criar planos concretos para que sua empresa cresça e se torne um nome cada vez mais reconhecido no mercado!