As redes sociais se mostram cada dia mais um excelente canal de comunicação entre empresa e cliente, ou seja, possibilita uma maior interação e, consequentemente, melhores resultados nas vendas.
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Por que criar redes sociais para a minha empresa?
Por meio das redes sociais você consegue ter uma relação mais próxima do seu cliente, além de quebrar aquela barreira de “perfil de negócios” e se mostrar mais disponível para o seu público-alvo.
Além disso, as redes sociais são uma forma de melhorar a sua presença digital, o que também agrega na visibilidade de sua marca e, com isso, maiores resultados em visitas e vendas.
Como escolher as redes sociais para a minha empresa?
A sua empresa não precisa estar presente em todas as redes sociais que existem, muito pelo contrário, pode ser mais vantajoso estar presente em apenas algumas delas – o que facilita a organização e a manutenção diária.
Mas escolher as redes sociais de uma forma aleatória não é o ideal. É importante estar onde o seu potencial lead está para que seja visto e faça negócios. Ou seja, você precisará conhecer o seu público-alvo para que entenda quais as redes sociais são preferíveis para ele.
Por exemplo, digamos que o seu cliente tem o perfil de uma pessoa que utiliza muito o Instagram e o Twitter. Dessa forma, para ter bons resultados, o ideal seria que a sua marca também estivesse presente nessas duas redes principais.
Principais redes sociais para empresas
Instagram: o Instagram é uma das grandes redes, onde é possível criar conteúdos com foco em imagens e vídeos curtos, auxiliando na promoção de uma marca e interagindo com o público-alvo.
Facebook: ele oferece a opção de Facebook para Negócios, que se trata de uma ferramenta gratuita que possibilita a criação de anúncios dentro do Facebook.
TikTok: essa é uma opção mais moderna e que aposta em conteúdos com vídeos curtos, excelente para promover o seu negócio caso o seu público seja mais jovem e ligado nas últimas tendências.
LinkedIn: essa é uma rede social mais profissional, para quem busca falar sobre o mercado de trabalho, falar sobre as conquistas da empresa etc.
Pinterest: apesar de pouco explorado, o Pinterest tem um grande potencial e atrai milhares de pessoas diariamente. Com ele, seu conteúdo deve chamar a atenção por meio de imagens e vídeos – incluindo infográficos.
Youtube: se o seu público-alvo se interessa por conteúdos em vídeos mais longos e explicativos, o YouTube é a rede perfeita para atraí-los e levá-los à realizar uma ação.
Como utilizar as redes sociais para aumentar as vendas?
Já reconhecendo a importância que as redes sociais possuem em meio aos negócios, existem algumas ações que podem contribuir para que você obtenha excelentes resultados e aumente suas vendas no digital. Confira!
Publique conteúdo todos os dias
A frequência de suas publicações é fundamental para que o seu cliente se lembre de você, afinal, essa é uma das grandes vantagens das redes sociais.
Encontre uma frequência que seja interessante para o seu público, pensando nos melhores dias e horários.
Crie promoções exclusivas
Como é mais fácil que o seu cliente te encontre nas redes sociais, é um excelente canal para divulgar promoções e ofertas exclusivas. Por exemplo, você pode oferecer um super desconto para quem estiver seguindo a sua empresa nas redes sociais.
Interaja com seus seguidores
Não adianta realizar postagens frequentes, ter todos os recursos à sua disposição e não interagir com os seus seguidores. Cada uma dessas pessoas que acompanham a sua página são clientes ou leads interessados no que você tem a oferecer.
Por isso, se dedique a essas pessoas, demonstre interesse no que elas têm a dizer, tire dúvidas, responda os comentários e faça o repost de um conteúdo que foi feito mencionando a sua marca.
Mostre os bastidores
As pessoas gostam do lado humano de um negócio, seja mostrando os responsáveis por cada etapa dentro da organização, a produção em si, as entregas, o atendimento aos clientes, dentre outras ações do dia a dia.
São coisas simples, podendo ser demonstradas em alguns stories no Instagram, por exemplo, que irão prender a atenção de muitas pessoas.
Impulsione os posts
Para fechar, comece a impulsionar os seus posts. No Instagram, por exemplo, você poderá aparecer no feed de pessoas que ainda não conhecem a sua marca e nem te seguem apenas com o impulsionamento.
Além de ser algo simples de ser feito, pode gerar excelentes resultados – principalmente se for realizada uma boa segmentação do seu público-alvo.